A subsecretária de Segurança de Contagem, Daniela Tiffany, e o coordenador do Comitê de Fiscalização do Município de Contagem (Comfisc), Levi Sampaio, se reuniram, na sexta-feira (19/2), com os administradores regionais para apresentar os responsáveis pela fiscalização no município. O objetivo é aproximar e aperfeiçoar a relação entre quem está na ponta do atendimento à população e quem é responsável por regular as atividades. “Nossa intenção com este encontro é apresentar a competência dos órgãos fiscalizadores e o papel do Comfisc para que possamos aprimorar a resolução das demandas e a articulação entre os vários órgãos da prefeitura", esclareceu a subsecretária.
Segundo ela, o comitê passará por reformulações e retornará ao desenho original, conforme prevê o decreto. "Queremos ainda ampliar a lógica desse comitê para que ele não seja somente um comitê de pronta resposta e, às vezes, até de respostas abruptas. A ideia é que todos e todas que participem tenham um olhar social, alinhado com as diretrizes da nova gestão. A proposta é que o Comfisc potencialize suas ações e funcione como um termômetro, medindo inclusive a capacidade do trabalho intersetorial. Queremos que as demandas sejam reduzidas a cada dia, em virtude do bom trabalho conjunto”, destacou.
Representantes da fiscalização explicaram como atuam, sob quais parâmetros legais se baseiam e de que forma podem ser acionados pelos oito administradores regionais
Na reunião, representantes das fiscalizações Ambiental, de Posturas, de Obras Particulares e de Vigilância em Saúde, além de coordenadores da Defesa Civil e da Guarda Civil de Contagem puderam explicar como atuam, sob quais parâmetros legais se baseiam e de que forma podem ser acionados pelos oito administradores regionais da cidade. “Trouxemos para este encontro vários personagens da fiscalização da prefeitura que, no dia a dia, fazem a diferença quando se conhece a atribuição de cada um”, disse o coordenador do Comfisc.
Na opinião de Sampaio, as chances de solucionar um problema são maiores quando o regional conhece o fiscal, sabe a área em que atua e, sobretudo, leva para conhecimento e debate nas reuniões do Comfisc. “É fundamental saber quem acionar e para onde ligar. Promovemos reuniões semanais na Secretaria de Defesa Social, mas havendo urgência, ligue para o comitê ou para o fiscal, peça uma visita ou uma orientação. O que queremos é dar respostas efetivas de curto prazo e prevenir, a longo. Contem conosco, não como um paliativo, mas como um suporte na articulação das ações”, reforçou.
Ao final, os administradores puderam tirar dúvidas, apresentar demandas e sugerir formas de atuação. Eles receberam um certificado pela participação, simbolizando o início de um novo tempo, focando na articulação e no diálogo para resolver problemas e conscientizar a população de Contagem.
Certificado entregue aos administradores regionais
Regional Vargem das Flores: Wander Batista Silva
Regional Petrolândia: Márcia Ramalho
Regional Sede: Lindomar Diamantino Segundo
Regional Nacional: Janete Romão da Silva
Regional Riacho: José Rodrigues da Silva
Regional Ressaca: Maria José Pacheco
Regional Industrial: Renata Gomes de Paula
Regional Eldorado: Gil Martins
Mais informações sobre o Comfisc, clique AQUI